segunda-feira, 11 de maio de 2015

Tudo o que você precisa saber para começar a malhar

Equipamentos adequados como tênis e roupas leves são fundamentais para atividade ficar mais prazerosa; avaliação física feita por especialista também é recomendada.
Se você está pensando em começar a malhar ainda nos meses frios, para se preparar para o verão, você está certa! Porém, alguns pontos devem ser levados em consideração nesse momento, não apenas o impulso de melhorar a aparência. Confira o que você precisa saber antes de se matricular em uma academia ou praticar exercícios em casa. 


Roupa adequada

Embora a escolha da roupa de ginástica seja bem mais fácil do que a seleção de um look para uma festa de casamento, os praticantes de atividades físicas não podem esquecer que as peças confortáveis ajudam na hora da execução dos exercícios.
Além de escolher peças maleáveis, que permitem a movimentação, é necessário optar por roupas próprias, isto é, fabricadas com tecidos que permitem a transpiração.
No que se refere ao sapato, nenhuma academia permite que os frequentadores utilizem sapatilhas ou calçados que não sejam tênis, pois os sapatos de solado duro e sem amortecimento podem cansar as pernas e causar problemas de coluna.


Atividade ideal

Grande parte das pessoas escolhe a atividade física a partir do que os amigos ou familiares estão fazendo, ou seja, se a amiga pratica pilates e obtém bons resultados presume-se que seja algo benéfico para todos.
Porém, mais do que fazer bem, os exercícios devem servir como uma tarefa estimulante do dia a dia e até divertida para sair da rotina e melhorar a saúde.
Então, não é porque alguém gosta de algo que você necessariamente irá gostar. A musculação, por exemplo, é uma atividade repetitiva que exige bastante força de vontade e concentração para ser bem desenvolvida e aproveitada. Se você gosta de novidade, pense em algo mais leve, como dança e capoeira.

Avaliação física

Mesmo que você esteja saudável e sinta-se bem para se movimentar, é fundamental fazer uma avaliação física com um médico para saber como está o coração, a musculatura e o condicionamento físico para realizar os exercícios.
Se for o caso, o médico irá indicar a prática de atividades mais leves no começo, alguma vitamina especial para melhorar a saúde ou até mesmo restringir algum tipo de movimento.


Ajuda profissional

Procurar informações na internet é muito importante, mas isso não substitui a avaliação profissional feita por alguém que estudou o corpo humano e sabe como fazer os exercícios corretamente.
Além de te indicar quais atividades podem ser benéficas, o educador físico também sabe qual é o limite para não comprometer a sua saúde e como atingir os resultados esperados mais rapidamente. Por isso, não hesite em buscar ajuda profissional!

Todo dia é dia

Todo dia pode ser dia de se exercitar, a menos que você não tenha programado na agenda. Se você se organizou para malhar segunda, quarta e sexta, o que te impede de seguir isso?
Lembre-se, quanto menos você se boicotar, mais rápido os resultados virão. Vença a preguiça, o frio, a chuva e o desânimo.

Alimentação é a base

De nada adianta ficar na academia por uma ou duas horas diárias se depois disso você comer alimentos poucos nutritivos ou gordurosos. O ideal é caprichar na alimentação, pois ela é a chave do sucesso na atividade física.
Se você deseja emagrecer, por exemplo, faça refeições mais leves ao longo do dia para diminuir a vontade de comer no almoço e na janta. Mas se você precisa ganhar massa magra, o melhor é aumentar as calorias com alimentos saudáveis, como frutas secas, vitaminas e produtos integrais.


Sem comparações

A maneira mais fácil de se frustrar na academia é comparar o próprio desempenho e resultados com os do colega ao lado. Pense que a pessoa pode estar fazendo academia há mais tempo.
Além disso, a genética também pode privilegiar algumas pessoas a moldar o corpo mais rápido do que outras, mas isso não quer dizer que você não irá alcançar os objetivos.
Apenas o seu organismo possui um ritmo diferente. Tenha paciência, espere um pouco e, se for o caso, converse novamente com o professor de educação física sobre as suas insatisfações. Certamente ele saberá quais exercícios e dicas te ajudarão a dar um gás no treino!

Esqueça da balança

Pesar-se diariamente não irá te mostrar resultados tão diferentes, até porque não basta um dia de malhação para perder vários quilos ou ganhar massa magra.
Pense em seus objetivos a médio e longo prazo, faça tudo direito e avalie-se a cada dois meses. Isso irá te ajudar na ansiedade e fará com que você valorize o seu corpo e sua saúde.


Metas reais

Se você pode malhar três vezes por semana, não queira ter os resultados de quem vai para a academia todos os dias. Estabeleça metas reais, que estejam de acordo com o seu treino, alimentação e genética.

Pensamento positivo

Você já quis algo que não se concretizou na hora que desejava? O mesmo acontece com o corpo. Obviamente, ele não se transforma de uma hora para a outra e é preciso ter pensamento positivo para manter a motivação nos treinos.
Agora, é ir para academia e ficar com tudo em cima para o verão!!! Bjookas...

Nenhum comentário: