terça-feira, 28 de julho de 2015

Como a alimentação pode ajudar sua pele, cabelos e unhas?

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que nós somos o que comemos, certo?
O que significa que quem possui uma dieta pobre em nutrientes e rica em gorduras corre mais riscos de ficar doente.
Além disso, como a alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento de todo o corpo, o organismo mostra os problemas que refletem na parte exterior quando falta algo.
Então, de nada adianta gastar dinheiro com produtos caríssimos para ficar mais bonita, pois o fundamental vem de dentro para manter a pele, cabelos e unhas saudáveis.

Segredos da Alimentação

Saiba como investir em uma dieta de qualidade e se surpreender ao se olhar no espelho:


Unhas quebradiças

Se as suas unhas estão quebradiças, é um alerta de falta de cálcio, magnésio e zinco na sua alimentação.
Para reverter esse quadro e deixá-las fortes e bonitas, o ideal é ingerir mais leite, lentilha, feijão, carnes magras e cereais integrais.
Somado a isso, faça a unha e passe apenas uma boa base até que as unhas fiquem mais firmes.
Deixe-as pelo menos um dia sem esmalte para que possam descansar. Em pouco tempo, você já notará a diferença!


Olheiras

Acordar um dia ou outro com olheiras é normal, principalmente depois de um dia exaustivo ou de uma noite de poucas horas de sono.
Porém, quando esse problema é recorrente, isso pode indicar que os rins não estão trabalhando tão bem quanto deveriam. Para solucionar isso, acrescente quinua ao seu cardápio no café da manhã ou da tarde.
Esse cereal é riquíssimo em proteínas e possui grande quantidade de fitoestrógeno, que ajuda a regular o funcionamento dos rins.

Gordura localizada

Causada por fatores hereditários, sedentarismo ou dieta em desequilíbrio, a gordura localizada pode ser amenizada por meio de alimentos diuréticos, que ajudam a eliminar as toxinas do organismo e desinchar.
Entre as opções de alimentos com essas propriedades estão a melancia, o tomate e o pepino. Também é importante ingerir bastante água e diminuir o sal, que retém líquidos e gera inchaço.


Pele que descama

A carência de zinco e de vitaminas C e E pode causar a descamação da pele, dando a ela um aspecto seco e envelhecido, além de incomodar bastante, principalmente no frio.
Para evitar esse problema, a dica é complementar a alimentação com frutos do mar e carnes que são fontes de zinco; vegetais verdes-escuros, que são ricos em vitamina C e avelã para obter vitamina E. A vitamina A, encontrada na cenoura e no mamão, também deve estar presente na dieta, além de dois litros de água por dia.

Cabelo sem vida

Como o cabelo é constituído basicamente de uma proteína (a queratina), o organismo deve fornecer esse nutriente em bastante quantidade para que os fios possam se manter fortes e sedosos.
Ovos, carnes, iogurtes, leguminosas e queijo branco devem estar presentes na rotina de quem deseja ter belos cabelos.
Caso você esteja perdendo fios, talvez seja por motivos hormonais ou falta de ferro, potássio, cálcio e vitamina B6, encontrados, respectivamente, no feijão, na banana, no leite e na carne.


Flacidez

A flacidez é causada pelo excesso de peso, falta de exercícios físicos e até herança genética.
Para deixar a pele bonita e lisa, o melhor é fazer atividade física e manter a dieta equilibrada, que deverá conter especialmente proteína, pois ela ajuda na produção de colágeno.
Entre os alimentos ricos nesse nutriente estão iogurte, queijo cottage, peito de peru e atum.
Como a flacidez é combatida pela reeducação alimentar e a diminuição do consumo de gordura, é preferível ingerir apenas carnes magras.

Lábios rachados

Se os seus lábios ficam rachados frequentemente, além de utilizar manteiga de cacau, você pode apostar nos vegetais verdes-escuros, que são ricos em vitamina B2.
Essa rachadura pode ser um sintoma da falta desse nutriente.


Celulite

Principal reclamação entre as mulheres, a celulite se origina a partir da inflamação das células em virtude do acúmulo de toxinas, causando os indesejados furinhos na pele.
Para combatê-la, é necessário apostar em um cardápio que ajude a desintoxicar e melhorar a circulação sanguínea, diminuindo a retenção de líquidos e o inchaço.
Vários alimentos contribuem para isso, como o famoso chá verde, que auxilia na digestão, frutas vermelhas, melancia, abacaxi, cebola e alho-poró.
Pesquise sobre os melhores sucos para acrescentar à sua dieta, beba bastante líquido e observe a diferença dentro de poucos meses.

Estrias

Geralmente associadas ao efeito sanfona, as estrias afetam homens e mulheres de todas as idades, mas podem ser evitadas por meio da prática de exercícios físicos e alimentação adequada.
Quando já está instalada, a estria só pode ser retirada com a ajuda de um profissional, principalmente se estiver em um grau avançado.
Porém, se você já sofre ou não quer pensar nisso no futuro, o ideal é optar pela variedade de nutrientes, sobretudo os alimentos ricos em vitamina C, A e E.
A vitamina C é um poderoso antioxidante e pode ser encontrada na laranja, na lichia, na manga e no limão.
Repleta de funções, a vitamina A é útil contra infecções e excelente para a pele, podendo ser adquirida no ovo, no mamão, na cenoura e na couve.
A vitamina E também é antioxidante e deve ser consumida diariamente por meio de grãos e óleos vegetais, mas com moderação, já que está presente em alimentos altamente calóricos.

Nenhum comentário: